4 de maio de 2007

Novo Dicionário de Língua Portuguesa

(Atenção! Este post pode ser demasiado comprido e ter palavras demasiado difíceis para a capacidade do teu cérbero. Consulta o Dr. House para saberes se o teu cérbero estabelece a respectiva ligação com o intestino grosso, sendo as dimensões deste proporcionais com o comprimento do teu córtex e com o diâmetro do hemisfério cervical centro-esquerdo. E aproveita que durante o mês de Maio ele é capaz de fazer um check-up grátis aos mentalmente debilitados...)

----------------------------
Deçionàreo da Linga Prtgueza
---- -----------------------

Parth Hum
::::::::::::::::

Alevantar - O acto de levantar com convicção, com o ar de "a mim ningém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!".

Aspergic - Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.

Assentar - O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.

Capom - Porta de motor de carros que quando se fecha faz PÔM!

Destrocar - Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.

Deus - Termo utilizado para se referir a uma destas pessoas: José Mourinho, Deus, ou O RUI.

Disvorciada - Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.

É assim - Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Expressão que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado pelos concorrentes do Big Brother.

Entropeçar - Tropeçar duas vezes seguidas.

Erios (ou Ouros) - Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.

Exensar - Termo que, para ser bem utilizado, tem que ser dito rapidamente para que algumas pessoas percebam que se quer dizer "deves pensar".

Falastes, dissestes e afins - Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: EU falei, TU falaste, ELE falou, TU FALASTES.

Fracturação - O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Termo conhecido por ser utilizado em expressões como: "Casa que não fractura... não predura. " e, mais recentemente, "Fracturar, faz o país avançar."

Enimigos - O que vou ganhar depois de alguns lerem esta postagem...

- A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à língua portuguesa, como "bué" ou "maning". Ex.: Mô tio.

Nha - assim como Mô, é a forma mais prática de articular a palavra MINHA. Para quê perder tempo, não é? Fica sempre bem dizer "Mô tio" e "Nha mãe" e é uma poupança extraordinária.

Númaro - Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim, acho um bom númaro!

Parteleira - Local ideal para guardar os outros dicionários de Língua Portuguesa, obviamente já completamente ultrapassados.

Perssunal (ou Prfçnál)- O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex.: "Sou perssunal de futebol". Dica: deve ser articulada de forma rápida.

Pitaxio - Aperitivo da classe do "mendoim".

Prontus - Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um "prontus"! Fica sempre bem.

Prutugal - País ao lado da Spana. Não é a Francia.

Rondana - Uma roldana que ronda à volta de si mesma.

Quaise - Também é uma palavra muito apreciada pelos nosso pseudo-intelectuais. Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser meu.

Shampum - Líquido para lavar o cabelo que quando cai na banheira faz PUM.

Stander de vendas - Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o "stander de automóveis.

Tçou, Tçi e afins - Inicialmente usado por músicos da zona da baía de Cascais, rapidamente se estendeu a outros tipos de utilizadores. Atender o telefone e dizer "tçou" é uma experiência aconselhável a qualquer um com ligações familiares à cantora Ágata.

Tipo - Juntamente com o "É assim", faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada e não servir para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo.É assim... tipo tás a ver?

Treuze - Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze. E o quatorze...

6 comentários:

Anónimo disse...

É assim.. tipo.. esquecestes-te do 'pá' que deriva do étimo latino 'epá' e pode por vezes adquirir formulações diversas como 'opá' ou 'ahhh-pááá', que variam em função do contexto e estado de espírito do indivíduo do qual provém a expelativa e são muitas vezes acompanhadas de pruridos no crânio ou enérgicas palmadas na testa.

Beijos 'pó mô migo Jão.

x-z-x-z

Rafael De Matos Pina :D disse...

muito engraxado o xâ...zigu...l0ol...a unica palavra k cnsta no meu dicionario(as vexes) é so tipo...mas coiso(palavra tb em falta)...cntinua xââââ...

Luís disse...

Uma frase sem sentido (mesmo que estivesse num contexto decente): Pá, tipo, é naquela... tás a ver?

Anónimo disse...

O mô migo já postava mais qualquer coisinha, não ?

-o pessoal começa a ter saudades-

beij0*

x-z-x-z

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Está fantástico!!!

e PRONTOS!!!! =)*


beijo pó MÊ jabel****